quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Meu próprio fliperama


Quem nasceu nos anos 80 já deve ter sonhado em ter o seu próprio fliperama, certo?

Então... tem uma empresa, Arcade Memories, fazendo fliperamas personalizados.
Você pode escolher que jogos deseja, pode colocar consoles atuais e antigos, pode escolher
colocar logotipos de empresas na sua mesa. Ou seja, o projeto é específico para cada cliente. Talvez seja por isso que o preço seja meio salgado, 3000 libras. Mas pra quem é fã de jogos antigos e pra quem tem um bar vale muito a pena!

Veja algumas fotos...


E essa com o logo da Coca...


Teh mais


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Transistor Supercondutor

Estava olhando o Inovação Tecnológica e algo chamou minha atenção. Um transistor supercondutor.


FET supercondutor

Pesquisadores suíços criaram uma versão supercondutora de um transístor de efeito de campo, conhecido como FET (Field Effect Transistor), um dos principais elementos de toda a eletrônica digital.

A equipe do professor Andrea Caviglia cresceu um cristal individual contendo dois segmentos separados, cada um formado por um óxido metálico diferente - um segmento de titanato de estrôncio e o outro de aluminato de lantânio.

Na interface entre esses dois segmentos, os cientistas observaram uma camada de elétrons livres, capazes de fluir sem resistência, o que caracteriza um material supercondutor.

Agora eles descobriram como ligar e desligar esse comportamento supercondutor na interface do seu cristal por meio da aplicação de uma corrente elétrica. O resultado é a primeira versão de um transístor supercondutor.

Até essa parte estava muito legal, mas depois a matéria diz que o transistor tem que trabalhar com temperaturas próximas do zero Kelvin. Supercondutor que trabalha nessa temperatura não é nenhuma novidade. O interessante é saber que estão sendo desenvolvidas cerâmicas supercondutoras que poderão, no futuro, trabalhar com temperatura ambiente ou próximo dela. Isso sim irá revolucionar a velocidade de nossos computadores.

A tecnologia promete.

sábado, 20 de setembro de 2008

Helicóptero autônomo de Standford

Achei um vídeo do helicóptero com inteligência artificial fazendo uma série de manobras.



É inacreditável que ele faça tudo isso sem nenhum controle humano, tendo aprendido as manobras por observação...

Muito legal,
vendo isso vejo que vale a pena estudar.

Teh mais.

Inteligência Artificial, quais seus limites?

Pessoal, voltei a postar no blog, já fazia bastante TEMPO que eu não arrumava TEMPO para o blog, mas quero voltar.

E para voltar em grande estilo escolhi uma reportagem que achei no G1 sobre um helicóptero que usa inteligência artificial desenvolvido em Standford. Gente, essa universidade é demais. Pode não ser tecnicamente melhor que o MIT, mas, certamente, seus alunos são muito mais empreendedores que os gênios do MIT.


Esse helicóptero é capaz de voar sozinho, ele aprende a voar baseado em comandos dados a um helicóptero similar, ou seja, por observação.

Além disso, é dotado de acelerômetro e GPS. Alguns falam que poderá ser usado pelos militares, não acredito nisso. Há equipamentos muito menores que poderiam fazer o mesmo trabalho que esse helicóptero que possui 1,2 m de comprimento.

Muito legal, neh?!

Teh mais.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Orkut com widgets


Finalmente o Orkut entrou na onda dos widgets, aplicativos para os usuários do site.

A minha primeira impressão que tive sobre eles é que são um bando de tranqueirinhas que vão deixar o site mais pesado e que vão fazer a cabeça dos adolescentes.

Sem querer ser chato, mas o google com toda sua criatividade cometeu um erro muito sério. Tem muito aplicativo redundante, só pra dar volume. Na página dos mais populares estão 5 aplicativos de música muito similares, 4 sobre futebol, 4 sobre emote/tags... não é isso o que eu esperava do google. Eles deveriam ter sido mais seletivos.

Ah, e agora eu entendo o porquê do G1, portal de notícias da Globo, estar fazendo tantas notícias sobre essa nova ferramenta do Orkut. Eles entraram como desenvolvedores de vários aplicativos que levam sua marca e seu logo, como "Eu no Globo Online" e "GloboEsporte.com".

Só mais uma coisinha que notei... tem uma galera desinformada que tá entrando nos aplicativos e, nos comentários sobre o aplicativo, pedindo para serem add por eles. O detalhe é que tem um botão bem grande "Adicionar Aplicativo". É realmente engraçado!

Se essas ferramentas ainda não entraram no teu Orkut fique calmo. Até segunda-feira elas vão pular na tua tela!

Teh mais


quarta-feira, 2 de julho de 2008

Google, criatividade extrema!


Que empresa é mais criativa que o Google?

Hoje tava na reunião da ABU na universidade em que estudo e conversa vai conversa vem um amigo me disse que o Google sabia calcular.

É claro que eu NÃO duvidei, se tratando do Google quem duvidaria?

Mas para saber como funcionava cheguei em casa e fui testar. Comecei com continhas de soma, fui pra multiplicação e quando percebi já estava fazendo até raiz quadrada!

Uma calculadora é algo extremamente simples de se programar, a questão não é essa, o que me faz pagar pau é a criatividade do pessoal do Google. Quantos sites de busca existem? Mas quantos respondem até operações matemáticas?

Eles se preocuparam em poder responder qualquer coisa que alguém pudesse procurar, testei isso no Yahoo, mas nada apareceu.

Se quiser saber mais sobre o que há no Google entra aqui.

Viva a criatividade!

Teh mais pessoal


sábado, 28 de junho de 2008

Google Lunar X Prize >>> Vitória da simplicidade


Você está afim de ganhar o Google Lunar X Prize? Nem sabe o que é isso? Então eu vou te contar.

Em setembro do ano passado a Google anunciou um prêmio de US$ 30 milhões pra quem enviasse um robô à Lua e cumprisse alguns requisitos como tirar algumas fotos e se deslocar por 500 metros.

Bom, uma empresa romena, ARCA, está bem perto desse prêmio e conseguiu isso com a simplicidade de seu projeto.

Ao invés de fazer um robô humanóide ou um robô cheio de rodinhas a ARCA fez uma esfêra que se locomove por meio de minifoguetes. No vídeo você pode ver que é muito mais simples. Eles pretendem ganhar o prêmio nos próximos 3 meses.

As melhores idéias tendem a ser as mais simples!



Mas pense aih, se conseguir uma idéia mais simples e colocar ela em prática antes da ARCA você terá US$ 30 000 000,00 na sua conta.

Teh mais


terça-feira, 24 de junho de 2008

CQC no congresso >>> Façamos a democracia


É a segunda vez que posto algo político no UHTECH, a primeira foi sobre a CPMF. Sei que o objetivo do UHTECH não é a discussão política, no entanto penso que a democracia deve ser defendida.

Por isso quero prestar o meu apoio a uma equipe jornalística que foi impedida de exercer a sua função no congresso nacional, lugar que deveria ser de livre acesso para nós brasileiros.

Ao pessoal da blogosfera deixo o meu pedido de apoio ao programa CQC... vamos mobilizar uma galera a entrar no site CQC NO CONGRESSO e apoiar a democracia.

Tah dado o recado.

Teh mais


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Robótica >>> Mão sensitiva


A intel acaba de mostrar ao mundo sua mão robótica com capacidade de sentir que um objeto está se aproximando.

O efeito consiste em um pulso elétrico que interage com o objeto que pode estar se aproximando da mão e faz com que a mão determine a aproximação de corpos. Tal efeito foi baseado no fenômeno de eletrolocalização existente em alguns peixes.

É um sentido que não chega a ser uma visão, onde a forma do objeto fica muito bem definida, mas ocorre antes do toque sendo, assim, melhor que o tato.

Veja um vídeo da mão robótica da intel em ação...



Teh mais.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Minority Report, a nova interface!


Vocês viram?

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion de Israel desenvolveram uma interface com o computador feita por meio de movimentos no ar, igual a mostrada no filme Minority Report.

Como pode ser visto o público alvo são os hospitais que não devem usar mouses ou teclados para evitar contaminações.

Basta saber agora quem nasceu primeiro, o filme ou a pesquisa!



Teh mais

terça-feira, 17 de junho de 2008

Energia >>> Wind Dam

Com certeza você já deve ter visto uma usina eólica, não?

Então, a wind dam, barragem de vento, é uma idéia que tenta fazer com que o vento que passa em um vale seja focado todo em uma turbina que gera energia elétrica.

O grande problema é que uma estrutura de metal tão grande pode atrapalhar a paisagem. Assim, a idéia é transformar as usinas em obras de arte como essa mostrada na gravura acima.

Existem boatos de que esse tipo de construção começará a ser feito na Rússia, já nesse ano.

Que gere muita energia!

Teh mais

Créditos: Obvious

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Energia >>> Produza Energia Andando.

Um amigo me mandou essa matéria que saiu no Obvious que mostra como produzir energia ao caminhar. Veja só...

A ideia de aproveitar o movimento do corpo humano para produzir energia é boa e antiga; os relógios cinéticos são o melhor exemplo disso. A pequena quantidade de energia gerada pelo gestos do pulso é suficiente para fazer mover os ponteiros e torna dispensável a corda ou uma pilha ainda que diminuta. No entanto, para alimentar um dispositivo de maior consumo é necessário um gerador mais possante do que o pulso. O Biomechanical Energy Harvester aplica-se numa perna e assegura o funcionamento de um iPod, um telefone celular, etc. Apenas precisa que andemos a pé.

O princípio é simples: ao andar a pé alternamos os movimentos de contracção e distensão das pernas em torno dos joelhos. Uma grande quantidade de energia é então produzida de forma sistemática pelos músculos mais possantes do corpo. Graças a um engenhoso dispositivo à base de braços articulados ajustável ao joelho, esta energia é aproveitada e transformada em corrente eléctrica. É, na verdade, o equivalente ao dínamo que alimenta as luzes das bicicletas.

O Biomechanical Energy Harvester pesa apenas 1,6 kg. Algumas experiências feitas com voluntários demonstraram que a habituação é rápida e que o seu uso não é incomodativo nem cansativo. Por outro lado, registou-se a produção de uma corrente eléctrica de5 watts, suficiente para alimentar 10 celulares!

Este tipo de dispositivos têm uma aplicação imediata em indivíduos que dependam da autonomia energética: alguns tipos de doentes, algumas profissões, exploradores e aventureiros, etc. Com o aperfeiçoamento, miniaturização e generalização dos geradores portáteis e ergonómicos veremos chegada ao fim a era das pilhas? Provavelmente para lá caminhamos...

Muito legal neh?!

Teh mais

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Robótica >>> Robô que anda

Um amigo meu me mandou uma matéria que saiu no HypeScience sobre um robô que anda como nós. Veja:

Enquanto anda, oscilando de um lado para o outro como uma pessoas de pé chato, o Flame usa seu órgão de equilíbrio para ditar qual distância ele coloca entre seus pés, para prevenir quedas.

Daan Hobbelen, o coordenador do projeto, consegue seu Ph.D. nesta semana por todo o trabalho. Daan disse que o Flame é o robô andarilho mais avançado do mundo, ao menos na categoria de autômatos que aplicam o método humano de andar como princípio.

A pesquisa feita para construir o robô fornece insights em como as pessoas andam, os pesquisadores disseram, e isso pode levar a melhores equipamentos de treinamento e reabilitação.

Ah, acho interessante mostrar o vídeo que mostra esse robô em movimento.

Tah aih...



Teh mais


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Biztech >>> Camiseta UHTECH

Olha só o que eu achei no G1, uma camiseta que pode avisar o nível de hidratação de uma pessoa. Veja.



Uma empresa na Suíça promete lançar, nos próximos meses, um tecido capaz de identificar os níveis de água e de alguns nutrientes no suor do atleta. Os sensores conseguem alertar um tenista, por exemplo, que é hora de dar uma pausa e tomar água.

O tecido da Biotex tem fios que 'atraem' o suor para áreas específicas, onde estão pequenos sensores que fazem a medição do nível de sódio, potássio e a acidez do suor. A análise é feita em tempo real e transmitida, sem fio, para diversos tipos de equipamentos eletrônicos.

A idéia é que atletas utilizem relógios capazes de receber estes sinais sem fio - da mesma forma que já é feita com monitores de freqüência cardíaca.

"Quando você está dirigindo um carro, você precisa observar o medidor do tanque de combustível. Em atividades esportivas, as informações ajudam o atleta a saber se é hora de acelerar ou descansar um pouco", afirma Jean Luprano, coordenador do projeto.

Os próximos passos da empresa, segundo Luprano, são a criação de sensores capazes de ajudar diabéticos e obesos a controlarem a alimentação.

Que seja usada para fins nobres.

Teh mais.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Biztech >>> Video 360º


Pessoal, alguém já viu uma foto interativa na qual você pode olhar ao redor e ter uma visão em 360º?

Bom, em 98, milênio passado, eu já tinha visto isso. Era de uma empresa chamada IPIX. Esses dias o pessoal da Google caiu na real e fizeram o mesmo no google street view, de uma maneira melhorada é claro.

Mas pra minha surpresa um amigo me passou um link esses dias onde se pode acessar videos nos quais vc pode olhar ao redor, não é absurdo?

É um site (empresa) chamado Immersive Media, vale a pena entrar e conferir o trabalho que desenvolveram. Achei muito bom.

Espero que tenham gostado.

Teh mais.

sábado, 24 de maio de 2008

Robótica >>> Robô-escova

Você já acho que a robótica deve ser só para os engenheiros? Se sim você se enganou. Olha o que um amigo me enviou ontem.


É um "robô" (meio descontrolado confesso) extremamente simples e que pode divertir as "crianças".

Veja como é simples



Legal né?!

Teh mais.




Fonte: Gizmodo

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Robótica >>> Video do robô-gafanhoto

Hehe!!! Consegui achar o vídeo do robô-gafanhoto em ação, veja...




Espero que tenha gostado.
Teh mais.

Robótica >>> Robô-gafanhoto

Hoje eu acordei, entrei no G1 e olha o que eu achcei! Um Robô-gafanhoto...

Pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes EPFL, na Suíça, desenvolveram um pequeno robô inspirado em um gafanhoto que pula a até 1,4 metro -- isso representa 27 vezes a altura da máquina, que pesa sete gramas. Considerando seu peso e altura, dizem os pesquisadores, o tamanho do salto é dez vezes maior do que o de outros robôs existentes.

Associado a pequenos sensores, o gafanhoto robótico poderia ser usado para explorar áreas de difícil acesso e locomoção, além de ajudar em operações de resgate. “Essa forma de imitar pulos permite a movimentação em áreas difíceis, onde robôs que andam ou usam rodas não poderiam chegar”, afirmou o professor Dario Floreano, envolvido no projeto.

A bateria do produto permite que ele dê 320 pulos, com intervalos de três segundos entre cada um deles. Floreano também considera o uso de células solares em cada robô, para que ele consiga recarregar a bateria enquanto se movimenta.

Quanta criatividade!

Teh mais.


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Robótica >>> Sistema cognitivo artificial

Estava andando pela net, no Inovação Tecnológica para ser mais exato, e me deparei com um assunto que admiro. Veja o que eu achei...

Um grupo de pesquisadores europeus utilizou as funções básicas do cérebro de um inseto, duplicando-as em software, para desenvolver uma nova forma de controlar robôs, permitindo que eles aprendam a lidar com os estímulos externos, sem a necessidade de controles humanos.

Duplicando as funções básicas do cérebro de um ser vivo, ainda que muito simples, os pesquisadores construíram uma nova arquitetura que constitui um verdadeiro sistema cognitivo artificial.

A nova plataforma deverá melhorar significativamente a capacidade dos robôs de reagir às condições variáveis do ambiente e aprender novos comportamentos em resposta aos estímulos captados desse ambiente.

Na nova arquitetura, o "poder de percepção" dos robôs é ampliado pela sua capacidade de integrar as informações vindas de sensores táteis, visuais e de áudio, formando um padrão que evolui de forma dinâmica. O padrão mais recente é então utilizado na movimentação do robô.

Os primeiros testes mostraram que os robôs tornam-se capazes de aprender a andar por terrenos irregulares e em diversas condições - seco, molhado, escorregadio, em subida e em descida - sem que eles precisem ser explicitamente programados para isso.

O robô altera a forma do movimento de suas pernas, as forças aplicadas e a direção, de forma a percorrer o trecho planejado. A direção também é alterada de forma autônoma pelo robô quando ele se depara com um obstáculo. Depois de contornado o obstáculo, ele volta ao roteiro original, de forma a atingir o objetivo inicial.

Parece muito com a idéia do projeto de um cerebelo artificial que eu postei aqui.

Muito interessante neh?!

Teh mais.

sábado, 10 de maio de 2008

História >>> Primeira câmera digital


Bem, hoje eu tava na net e vi uma foto que me chamou à atenção. Se tratava dessa que eu coloquei aí encima.

Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, vamos encontrar Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos e digitais juntamente com uma lente de câmera Super 8, para criar o que se considera a primeira câmera digital do mundo. O trambolho, que gravava as imagens em uma fita cassete, usava um revolucionário sensor chamado CCD (hoje muito comum) e levava 23 segundos para formar uma imagem com 100 linhas em preto e branco. Como a câmera não possuía LCD, era necessário colocar a fita cassete em um reprodutor portátil ligado a um computador que exibia a imagem em uma tela de TV.


Imagina essa engenhoca?! É claro que os executivos da Kodak não queriam parar de vender filmes e não gostaram da idéia... agora eles perderam o controle do mercado. Como as coisas são!

Teh mais

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Eletrônica >>> MEMRISTOR, o novo componente


Um amigo que faz engenharia comigo, Adilson Fukahori, mandou uma boa notícia para todos, por isso decedi compartilhar ela com todos aqui. Veja o que o Inovação Tecnológica postou...

Cientistas da HP anunciaram que um novo componente eletrônico, construído por eles em 2005, é na verdade um memristor, o quarto componente eletrônico básico, teorizado pelo cientista Leon Chua, em 1971.

Leon Chua, professor da Universidade de Berkeley, afirmou que o memristor - uma junção livre que ele fez dos termos memória e resistor - seria o quarto componente eletrônico fundamental - ao lado do resistor, do capacitor e do indutor - e que ele teria propriedades que não poderiam ser duplicadas por nenhuma combinação desses três outros componentes.

A propriedade mais importante desse novo componente passou a ser conhecida como "memresistência", o que na prática significa que o memristor é uma memória resistiva, que não perde os dados quando a energia é desligada.

Os memristores são nanofios com 50 nanômetros de largura, o que compreende cerca de 150 átomos. Os nanofios são formados por duas camadas de dióxido de titânio conectados a condutores. Quando uma corrente elétrica é aplicada a um deles, a resistência dos outros se altera. É esta alteração que pode ser registrada como um bit, a unidade básica de informação.

Agora, os cientistas conseguiram desenvolver um modelo matemático que comprova que o seu protótipo em nanoescala é na verdade o memristor teorizado por Chua. Eles descreveram matematicamente os princípios físicos do novo componente e construíram protótipos que, segundo eles, demonstram todas as características operacionais necessárias para provar que o memristor é real.

A memresistência enquanto fenômeno isolado já foi observada em diversos experimentos ao longo dos últimos 50 anos, mas a prova definitiva de sua existência - a explicação teórica seguida da demonstração prática - não tinha sido encontrada porque, segundo os pesquisadores, a memresistência é mais fácil de ser detectada em componentes construídos em nanoescala.

O elemento-chave para a memresistência é que os átomos do componente precisam mudar de posição quando a tensão elétrica é aplicada, e isso acontece muito mais facilmente em nanoescala.

Se os memresistores construídos pelos cientistas da HP puderem ser fabricados em escala industrial, mantendo todas as características observados nos protótipos de laboratório, poderá estar aberto o caminho para o desenvolvimento de computadores que não perdem dados quando desligados da tomada, em uma solução mais eficiente do que as oferecidas pelas memórias magnéticas.

Muito boa notícia,
teh mais

segunda-feira, 31 de março de 2008

Conceito >>> A janela mágica

Olha só o que eu achei no Obvious...


Ela ainda é apenas um conceito, mas que conceito! Uma tablet ultra-conectada criada por Mac Funamizu, designer japonês. Como ainda não tem um nome, podemos chamá-la de "Janela Mágica". Ela tem incorporada câmera-scanner, GPS e conexão à internet. Isso a transforma em um poderoso instrumento para conhecer melhor o mundo e as coisas ao redor.

A idéia é pra lá de simples: enquadre algo que você deseja através do vidro. Pode ser um edifício, um carro, uma obra de arte, enfim, qualquer coisa. A imagem será então analisada e inúmeros sites, como Google, Google Earth, Wikipedia, etc, buscarão todas as informações possíveis sobre o assunto em questão. O mesmo vale para livros e revistas. Coloque sobre um texto e selecione a palavra que você quer. Seu significado ou sua tradução, aparecerão automaticamente na telinha. Aponte para um restaurante e descubra seu menu ou faça reservas. A "Janela Mágica", embora um gadget conceitual, tem toda a tecnologia disponível para ser produzida, dependendo, claro, dos custos de produção envolvidos e de uma série de outros fatores mercadológicos. Mas longe de ser ficção, quem sabe não andaremos em breve com janelinhas como essas no bolso?

Muito legal.
Teh mais

segunda-feira, 17 de março de 2008

Eletrônica >>> Que venham os OLEDs


Vi essa matéria no Inovação Tecnológica e achei tão interessante que resolvi postar aqui.

Imagine a cena: ao acionar o interruptor da sua sala ou do seu quarto, a luz não virá de uma lâmpada única, geralmente instalada no centro do teto; a luz virá de todo o teto, uma luz suave, capaz de iluminar o ambiente de forma homogênea e sem incomodar quando você estiver deitado ou precisar momentaneamente olhar para cima.

Esta é uma das possibilidades de utilização dos LEDs, lâmpadas de estado sólido de altíssima eficiência. Mais especificamente dos OLEDs, LEDs orgânicos, que podem ser fabricados por meio de impressão em materiais plásticos.

Em vez de comprar uma lâmpada que necessita ser rosqueada em um soquete, você irá comprar uma espécie de papel de parede luminoso, que poderá ser fixado inclusive sobre superfícies irregulares.

Esta tem sido a promessa da iluminação por LEDs há algum tempo. Agora, a empresa GE, apresentou a primeira linha de produção industrial dos diodos emissores de luz orgânicos impressos em sistema de fabricação contínua, conhecida no setor industrial como roll-to-roll.

Além da funcionalidade dos OLEDs, o desenvolvimento de sua tecnologia industrial de fabricação significa que eles poderão ser vendidos a um custo muito baixo.

"Os pesquisadores vêm sonhando há muito tempo em fabricar OLEDs utilizando um processo contínuo parecido com a impressão de jornais," afirmou Anil Duggal, coordenador do projeto, em comunicado da empresa.

"Nós agora mostramos que isso é possível. Aplicações comerciais em iluminação exigem baixos custos de fabricação, e esta demonstração é um marco importante em nosso caminho para o desenvolvimento de sistemas de iluminação OLEDs de baixo custo," completa ele.

A tecnologia tem um impacto que vai além da iluminação por LEDs. Células solares orgânicas, sensores, telas de grandes dimensões para anúncios e propagandas são outros exemplos dentre uma infinidade de dispositivos que se tornarão possível com a eletrônica orgânica e seus componentes feitos à base de carbono.

Muito interessante né?!

Teh mais

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

10 000

Para comemorar as 10 000 impressões de páginas, quero colocar esse vídeo que demonstra que 10 000 impressões não é algo tão normal quando um engenheiro está a frente de um blog...



Teh mais

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nanotecnologia >>> O futuro da nanotech

Pessoal, olhem esse super vídeo do Conceito Morph de Nanotecnologia da Nokia que meu amigo Galdino me mandou... vale muito a pena.



Acho melhor nem ficar comentando esse vídeo, ele já diz tudo.

Parabéns ao Centro de Nanociências da Cambridge e ao Centro de Pesquisas da Nokia.

Teh mais

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Energia >>> Bactéria produzindo energia

A busca por energias limpas e alternativas é um dos grandes desafios que temos pela frente para que possamos viver confortavelmente e sem destruir o planeta. Pois bem, estava andando pela net e encontrei uma matéria no Inovação Tecnológica sobre uma pesquisa se geração de hidrogênio por meio de bactérias. Veja que interessante...

Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que, manipulando os genes adequados da Escherichia coli, pode ser possível transformá-la de uma fonte de doenças em uma fonte de energia renovável de alto rendimento.

E não qualquer tipo de energia, mas hidrogênio, apontado como o combustível do futuro, por não emitir nenhum tipo de poluente. A alteração genética produziu uma linhagem de E. coli capaz de produzir 140 vezes mais hidrogênio do que acontece no processo biológico normal.

A equipe do professor Thomas Wood deletou seis genes específicos do DNA da bactéria, transformando-a em uma mini-fábrica produtora de hidrogênio, abastecida por açúcar. A conversão da glicose por meio da fermentação, que é um processo natural, foi incrementado mais de uma centena de vezes.

A manipulação genética não produziu nenhuma espécie de super-bactéria. "Quando nós desligamos as coisas, a bactéria se torna menos competitiva. Nós não lhe demos a capacidade para fazer alguma coisa. Elas não ganham nada aqui, elas perdem. As bactérias que nós estamos fazendo são menos competitivas e menos danosas por conta do que foi removido," explica o cientista.

O processo de produção biológica de hidrogênio é promissor, mas o pesquisador afirma que está apenas começando e que ainda está distante de uma aplicação prática. Segundo ele, com o rendimento atual das suas bactérias geneticamente modificadas, seriam necessários 80 quilogramas diários de açúcar para abastecer com hidrogênio as necessidades de energia de uma residência média.

"Nós estamos tentando sintetizar bactérias para que elas não exijam 80 quilogramas; essa exigência estará mais próxima dos 8 quilogramas," diz Wood.

Ainda considero o custo alto, mas a tendência é melhorar muito. Com certeza é uma alternativa a ser explorada.

Teh mais

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Espaço >>> Turistas no espaço


Essa foto aí em cima é a imagem da semana do Inovação Tecnológica.

Acredite se quiser, essa é uma nave espacial para oito pessoas, dois pilotos e seis passageiros.

Se você estiver disposto a entrar numa fila de espeta de 200 pessoas e pagar US$200.000,00 pela passagem você pode ser o mais novo homem a atingir 112 Km de altitude em uma "nave espacial".

Há alguns anos, poucos anos pra falar a verdade, essa notícia soaria como loucura... isso é UH TECH!

Teh mais.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

HD VIRTUAL >>> Saiba usar o Gmail como HD Virtual

Você usa e-mail do Gmail? Você usa Firefox? Saiba como essa dupla pode ajudar muito no seu dia-a-dia.

Bom, pra começar, você que precisa usar mais de um computador durante a semana deve ser um daqueles que admiram a criação das pen drivers, pois é, eu também admiro. No entanto, estudo em uma universidade cujos computadores vivem carregados de vírus e nem sempre lembro de colocar a pen na mochila... por isso apredi a usar o Gmail como HD virtual e quero te ensinar.

Primeiro você deve usar o Firefox, no post anterior mostrei várias coisas que me convenceram a usar o Firefox e abandonar o Internet Explorer. Com o Firefox instalado baixe o add-on Gspace. Você vai ver como é simples. Basta instalar esse complemento, reiniciar o Firefox, clicar em Ferramentas >>> Gspace...


Vai Abrir a tela do programa, então siga os passos... clique em "Manage Accounts", adicione uma nova conta (deve ser um e-mail do gmail), clique em "Login" e você está pronto para usar o seu HD virtual de mais de 6 Giga.


A estrutura é bem parecida com a do Windows e seu HD virtual pode ser acessado de qualquer PC conectado à internet.

Legal né?!

Além do Gspace para trabalhar com o Gmail eu ainda uso o Gmail Manager que gerencia a minha conta do Gmail e uso o Better Gmail 2 que torna a interface do Gmail ainda melhor.

Isso é UH TECH...

Espero que tenham gostado.

Teh mais

Navegador >>> Complementos para Firefox

Você é usuário do Mozilla Firefox? Não? Você não sabe o que está perdendo.

Hoje eu quero te mostrar algumas coisas que eu considero melhor no Firefox do que no Internet Explorer. Ops, vou mostrar algumas coisas que não existem no Internet Explorer e que eu uso diariamente com o Firefox.

Se você não tem o Firefox instalado no seu PC faça isso agora, clique aqui para baixar. Experimente e eu garanto que você não vai se arrepender.

Depois de ter instalado o Firefox você pode começar a busca por melhorias visuais e funcionais. Comece escolhendo um novo visual para ele, um novo tema. Eu uso o Blue Ice, mas fique livre para escolher o tema que mais te agradar clicando aqui.
Para melhorar a navegação eu uso alguns complementos conhecidos como Add-ons. Vou listar os que eu uso e dizer qual a utilidade prática que eu tenho para cada um deles.

O primeiro é o Download Statusbar que adiciona uma barra de downloads na barra de status do Firefox. Fica bem mais agradável acompanhar os downloads dessa forma.


O segundo é o Foxmarks Bookmark Synchronizer que sincroniza os meus sites favoritos, ou seja, quando eu formato o meu PC e reinstalo o Firefox e o Foxmarks os meus favoritos ficam iguais aos que eu tinha antes de formatar o meu PC.


O terceiro é o ótimo Forecastfox que mostra como está o tempo em minha cidade (por exemplo: "Agora:Chuva, 18º") e como ele estará nos próximos dias. As informações são apresentadas na barra de status, é muito bom.


O último que eu vou postar aqui nesse post, que já está imenso, é o Image Zoom que faz com que você possa dar um zoom na imagem que está no navegador apenas clicando com o botão direito e rodando a "bolinha" do mouse.Vá por mim. Além de você ficar livre para escolher os Add-ons que mais te agradarem você pode ainda escrever seus próprios códigos e se divertir com um super navegador.

Abandonei o Internet Explorer há algum tempo, não me arrependo, o Firefox é realmente UH TECH.

Teh mais

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Display >>> Monitor 3D está se tornando realidade


Olha só que interessante a tela monitor 3D que eu achei no Inovação Tecnológica...

Pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciaram ter dado dois passos fundamentais rumo à criação de telas 3D verdadeiras, capazes de projetar imagens tridimensionais no interior de uma tela cúbica sem partes móveis.

A nova tela 3D, tecnicamente conhecida como tela de volume estático e comercialmente batizada de CSpace, faz a projeção em um cubo de polímero transparente disparando feixes de raios laser em nanopartículas fluorescentes incorporadas na matriz de polímero.

Os pesquisadores conseguiram, primeiro, sintetizar cristais nanoparticulados que apresentam fluorescência na cor verde e, segundo, dispersar de maneira uniforme os nanocristais no interior do material polimérico.

"A criação dos nanocristais no tamanho necessário e com características dispersíveis é um feito muito difícil, e a subseqüente dispersão física do nanomaterial no material hospedeiro é ainda mais desafiadora," diz o Dr. Gerard Newman, um dos pesquisadores e fundadores da empresa emergente 3DIcon, que pretende comercializar as telas 3D no futuro.

O projeto da 3DIcon é criar uma tela tridimensional na qual as nanopartículas fluorescentes sejam acionadas individualmente por meio de raios laser precisamente coordenados, excitando as nanopartículas para que elas emitam as três cores primárias - vermelho, verde e azul - para criar uma imagem volumétrica em cores reais.

Muito interessante, não?

Teh mais

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Feira >>> CES

Nesses dias muito se ouve sobre uma tal de CES, mas você sabe o que é CES?

CES (Consumer Electronics Show) é simplesmente a maior feira de tecnologia de consumo do mundo. Ela abriu suas portas ao público nesta segunda-feira (7), em Las Vegas, esperando atrair mais de 140 mil pessoas interessadas em conhecer as novidades do setor.

A feira Consumer Electronics Show traz em exposição o que há de mais moderno em invenções e em equipamentos eletrônicos.

Mais de 20 mil novos aparelhos e tecnologias de 2,7 mil empresas estão expostas.

Teh mais

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Energia >>> 1 watt de energia solar por menos de 1 dolar

Andando pela net eu achei essa matéria que mostra que a energia solar está deixando de ser uma energia cara. Já tinha visto antes os painéis de filme fino para geração de energia, mas não esperava que entrassem no mercado tão rapidamente e a um preço acessível.

Veja a matéria que saiu no Inovação Tecnológica.


A empresa emergente Nanosolar colocou no mercado os primeiros painéis solares de filme fino, uma das tecnologias mais promissoras para a geração barata de energia solar.

Ao contrário dos painéis solares fotovoltaicos já disponíveis comercialmente há vários anos, os painéis de filmes finos são produzidos por impressão, gerando um painel flexível, adaptável a qualquer superfície e muito mais barato.

A empresa afirmou em um comunicado que conseguirá vender seus painéis solares de forma lucrativa a apenas US$0,99 por watt de energia gerada. Isso se deve à sua tecnologia proprietária que aumentou a corrente gerada pelas células solares de filmes finos em cinco vezes em relação a outros painéis similares.

O primeiro Megawatt de energia solar gerada pelos novos painéis será instalado na Alemanha, que já contratou o fornecimento dos equipamentos. A usina solar será instalada sobre um aterro sanitário que acaba de ser desativado.

Teh mais

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Robótica >>> Robôs também caem

Um ponto crítico na construção de robôs humanóides é o seu equilíbrio ao andar. Muito tem sido estudado para melhorar a performance dos robôs ao darem seus passos.

Como o cerebelo para os robôs ainda não está totalmente desenvolvido, engenheiros japoneses estão trabalhando em um humanóide que consegue alterar o seu centro de gravidade para evitar quedas.

Quando o robô percebe que levou um empurrão ou que tropeçou ele realiza cálculos que indicam como ele mudará seu centro de gravidade. Como os humanóides são baseados nos humanos, para voltar ao equilíbrio o robô muda o passo e abre os braços, exatamente como nós fazemos.

E mais, quando o robô percebe que não pode voltar ao equilíbrio ele se prepara para cair de quatro e não como o Asimo caiu. Isso evita que cenas lamentáveis como a que ocorreu com o Asimo da Honda voltem a aconter.

Abaixo coloco um vídeo do tombo que Asimo sofreu. Que vergonha!



Teh mais

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Invenção >>> Transistor chega à terceira idade


Pessoal, como pude deixar o dia 23 de dezembro de 2007 passar em branco. Perdão! Tava dando uma olhada no Inovação Tecnológica e a imagem da semana me chamou à atenção, é essa que está logo acima. Você sabe o que é?

Então, fez 60 anos que o primeiro transistor foi desenvolvido. Por meio da física de estado sólido aplicada nos transistores muita coisa em nossa vida mudou. A tecnologia avançou de uma maneira inacreditável nesses últimos 60 anos e eu penso que os transistores têm um papel fundamental nesse avanço.

Muito obrigado John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley que possuem os méritos pela invenção do transistor. O Prêmio Nobel de Física de 1956 foi muito bem concedido.

Parabéns.

Teh mais