quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Navegador >>> Complementos para Firefox

Você é usuário do Mozilla Firefox? Não? Você não sabe o que está perdendo.

Hoje eu quero te mostrar algumas coisas que eu considero melhor no Firefox do que no Internet Explorer. Ops, vou mostrar algumas coisas que não existem no Internet Explorer e que eu uso diariamente com o Firefox.

Se você não tem o Firefox instalado no seu PC faça isso agora, clique aqui para baixar. Experimente e eu garanto que você não vai se arrepender.

Depois de ter instalado o Firefox você pode começar a busca por melhorias visuais e funcionais. Comece escolhendo um novo visual para ele, um novo tema. Eu uso o Blue Ice, mas fique livre para escolher o tema que mais te agradar clicando aqui.
Para melhorar a navegação eu uso alguns complementos conhecidos como Add-ons. Vou listar os que eu uso e dizer qual a utilidade prática que eu tenho para cada um deles.

O primeiro é o Download Statusbar que adiciona uma barra de downloads na barra de status do Firefox. Fica bem mais agradável acompanhar os downloads dessa forma.


O segundo é o Foxmarks Bookmark Synchronizer que sincroniza os meus sites favoritos, ou seja, quando eu formato o meu PC e reinstalo o Firefox e o Foxmarks os meus favoritos ficam iguais aos que eu tinha antes de formatar o meu PC.


O terceiro é o ótimo Forecastfox que mostra como está o tempo em minha cidade (por exemplo: "Agora:Chuva, 18º") e como ele estará nos próximos dias. As informações são apresentadas na barra de status, é muito bom.


O último que eu vou postar aqui nesse post, que já está imenso, é o Image Zoom que faz com que você possa dar um zoom na imagem que está no navegador apenas clicando com o botão direito e rodando a "bolinha" do mouse.Vá por mim. Além de você ficar livre para escolher os Add-ons que mais te agradarem você pode ainda escrever seus próprios códigos e se divertir com um super navegador.

Abandonei o Internet Explorer há algum tempo, não me arrependo, o Firefox é realmente UH TECH.

Teh mais

8 comentários:

Unknown disse...

Vou te dar umas dicas melhores:
- Use o Google Browser Sync, além de favoritos ele armazena histórico, seções autenticadas, tabs e cookies. Em qualquer máquina que você acessar terá tudo isso sincronizado.
- Use o No Script, excelente para evitar javascript
- Use o AdBlock Plus, elimita muita propaganda em sites como Yahoo Mail, ...
- Use o Tab Mix Plus, melhora muito o gerenciamento de tabs
- Use o Autocomplete Manager, sua digitação na barra de endereços nunca mais será a mesma.
- Use o URL Link, selecione um texto que seja uma url e abra uma tab com ela
- Use o Highlight, os campos em foco se destacará
- Use o IETab, ainda tem muito site incompatível com FireFox.

E tem mais um monte, essas aí já fazem do FireFox bem superior ao IE.

Tiago Santana disse...

Muito obrigado pelas dicas Luciano... é por isso que a cada dia sou mais fã do Firefox! Volte sempre

MiSsO disse...

O que faço é criar perfils para que não sobrecarregue muito. Por exemplo, tenho um perfil de desenvolvimento, onde estão instaladas as extensões relacionadas com essa área. As outras duas que tenho são a Leve (só com básico) e a "Turbinada" com tudo que tem direito!! :-)

Para aumentar a lista de extensões legais:

* Adblock Plus: Element Hiding Helper: complemento do AdBlock Plus que permitem ocultar elementos na tela de maneira visual.

* Auto Copy : copia para a área de transferência todo o texto que você selecionar com o mouse.

* Better Gmail : adiciona novas funcionalidades e recursos visuais ao Gmail.

* Bookmark Duplicate Detector: esse é auto-explicativo. :-)

* Custom Buttons² : melhora o visual dos botões padrões do FF.

* Fission : cria uma efeito visual na barra de endereço semelhante ao Safari quando está carregando as páginas.

* FlashGot : integra os gerenciadores de downloads com o FF.

* Greasemonkey : permite alterar o comportamentos e o visual de vários sites através de scripts.

* MR Tech Local Install : ótimo gerenciador de extensões e temas.

* PDF Download : permite que você escolha basicamente entre baixar ou visualizar o PDF na web.

* Stop-or-Reload Button : faz com que o botões Parar e Atualizar funcionem num único botão.

* Update Notifier : essa é muito recomendável, pois avisa quando existem atualizações de extensões ou temas.

Seriam essas, por enquanto!

Um Abraço

Tiago Santana disse...

Nossa, realmente sou um iniciante... já tinha reparado que quanto mais add-ons mais pesado o FF fica, mas nunca tinha pensado em criar outras contas pra solucionar isso. Muito obrigado pelas dicas, são realmente muito valiosas e estarão no ar para todos os que as desejarem. Mais uma vez, muito obrigado!

Anônimo disse...

Na verdade nao e um comentario eu abandonei IE a muito tempo mas sou usr novo do Firefox,gostaria de saber se encontro um complemento ,que grave numero de telefone e nome pra controlar tipo uma agenda simples ..se alguem puder me ajudar agradeço..

Tiago Santana disse...

Olha amigo, ou amiga, eu dei uma procurada e não achei uma agenda como você está procurando, mas acredito que exista. Se achar alguma coisa post aqui...
Teh mais

Unknown disse...

Po Tiagão...o Fire eh bom mesmo...Mas vale lembrar que tem muita coisa ai q eh nativa do Opera...Esse sim, na minha opinião é o foda: reconhecimento de voz pra quem gosta dessas frescura, leitura em inglês (bom pra treinar pronuncia),comandos pelo mouse extremamente úteis (pro Firefox tem uma extensão chamada Mouse gestures ou coisa assim)...Mas qquer um dos dois eh melhor q o lixo do IE, mesmo o IE7....

Tiago Santana disse...

Na verdade eu nunca vi o Opera em ação, mas vale a dica... valeu
teh mais.