quarta-feira, 21 de maio de 2008

Robótica >>> Sistema cognitivo artificial

Estava andando pela net, no Inovação Tecnológica para ser mais exato, e me deparei com um assunto que admiro. Veja o que eu achei...

Um grupo de pesquisadores europeus utilizou as funções básicas do cérebro de um inseto, duplicando-as em software, para desenvolver uma nova forma de controlar robôs, permitindo que eles aprendam a lidar com os estímulos externos, sem a necessidade de controles humanos.

Duplicando as funções básicas do cérebro de um ser vivo, ainda que muito simples, os pesquisadores construíram uma nova arquitetura que constitui um verdadeiro sistema cognitivo artificial.

A nova plataforma deverá melhorar significativamente a capacidade dos robôs de reagir às condições variáveis do ambiente e aprender novos comportamentos em resposta aos estímulos captados desse ambiente.

Na nova arquitetura, o "poder de percepção" dos robôs é ampliado pela sua capacidade de integrar as informações vindas de sensores táteis, visuais e de áudio, formando um padrão que evolui de forma dinâmica. O padrão mais recente é então utilizado na movimentação do robô.

Os primeiros testes mostraram que os robôs tornam-se capazes de aprender a andar por terrenos irregulares e em diversas condições - seco, molhado, escorregadio, em subida e em descida - sem que eles precisem ser explicitamente programados para isso.

O robô altera a forma do movimento de suas pernas, as forças aplicadas e a direção, de forma a percorrer o trecho planejado. A direção também é alterada de forma autônoma pelo robô quando ele se depara com um obstáculo. Depois de contornado o obstáculo, ele volta ao roteiro original, de forma a atingir o objetivo inicial.

Parece muito com a idéia do projeto de um cerebelo artificial que eu postei aqui.

Muito interessante neh?!

Teh mais.

Nenhum comentário: