quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Robô com metralhadora patrulha ruas do Iraque

Pela primeira vez robôs armados estão sendo utilizados em zonas de guerra: o exército americano colocou três máquinas com metralhadoras para transitar pelo território ocupado do Iraque.

Noticiado no Danger Room, blog da Wired, os "special weapons observation remote reconnaissance direct action system", ou simplesmente SWORDS, estiveram em desenvolvimento por alguns anos e até o momento não usaram suas metralhadoras M249, embora Michael Zecca, gerente do programa SWORDS, tenha declarado ao blog que isto acontecerá em breve.

Os SWORDS são versões modificadas dos robôs para desativação de bombas utilizados no Iraque e estão prontos desde 2004. Todavia, anteriormente existia preocupação ao enviá-los ao campo de batalha, já que as máquinas possuíam a tendência de se descontrolar de tempos em tempos.

Recebendo comandos via rádio, os robôs também corriam o risco de perder o sinal e responder às ordens com uma demora de até 8 segundos, o que é um atraso grande durante o combate. Através de um comando, agora, será possível desativar a máquina caso esta enlouqueça.

Apenas três SWORDS foram mandados ao Iraque até o momento, porém Michael Zecca diz estar pronto para enviar outros, falta apenas o dinheiro. "Não é a prioridade para o exército, ainda", declarou o responsável pelo projeto, acreditando que tudo mudará quando os robôs entrarem em combate.

O site Gizmodo também noticiou a respeito do robô e veiculou em suas páginas algumas fotos, que podem ser acessadas em Snurl.

Teh mais

2 comentários:

Anônimo disse...

Tinha que soltar uma maquina dessas no senado quando eles estiverem votando seu proprio aumento de salário e fazer isso enlouquecer e atirar para todos os lados! hauhauhauhauah
Boa noticia ae Tiago.

Tiago Santana disse...

Hehehe,
infelizmente é a vontade que passa na nossa cabeça!

Teh mais Adilson