segunda-feira, 6 de agosto de 2007

NanoTECH >>> Fio nanométrico usado como LED

Pesquisadores da IBM conseguiram criar nanofios que têm a propriedade de emitir luz. São considerados LEDs de tamanho nanométrico.

Esses LEDs possuem um tamanho de 100 nanometros e são construidos de uma maneira semelhante aos transistores. Por meio desses novos LEDs pode-se emitir luz de vários comprimentos de onda, inclusive do comprimento do infravermelho, algo que é muito difícil de ser atingido por estruturas nanométricas e que é ideal para a transmissão de dados em telecomunicações (fibra óptica).

Os pesquisadores dizem que essa nova tecnologia permite que a comunicação dentro de chips podem ser feitas por meio da luz desses LEDs. Assim, a velocidade desses chips cheguam a níveis muito mais altos do que os que conseguimos atualmente. Com LEDS os chips podem se comunicar com uma velocidade nunca atingida antes... imagine só o que isso significa?!!? Computadores com um aumento relevante de velocidade!

É um grande salto na questão de velocidade.

Além disso, afirma-se que por meio desses LEDs possam ser construídos displays que funcionem muito melhor do que os monitores LCD que possuimos atualmente.

E você pensa que acabaram as vantagens desses LEDs? Nem pense nisso...

Com esse novo sistema o brilho dos LEDs aumentam proporcionalmente à temperatura... é isso mesmo, a temperatura que na maioria das vezes faz com que os dispositivos emissores de luz percam rendimento, nesse caso trabalha de forma oposta.

Com tudo isso, fica sobre nós a responsabilidade de sermos criativos para usarmos mais essa super TECH. E mais, precisamos usar nossa criatividade para criar dispositivos tão importantes como esse!

Teh mais

Nenhum comentário: