sexta-feira, 10 de agosto de 2007

BioTECH >>> Luz usada para "ressuscitar" a audição

Cerca de 100 mil pessoas escutam hoje por meio de implante coclear. Esse implante funciona com a estimulação elétrica do nervo auditivo. As pessoas conseguem se comunicar, mas ouvem um som "robótico". Pensando em melhorar isso, alguns pesquisadores da Northwestern University estão desenvolvendo implantes baseados em laser e não em impulsos elétricos.

Com o sistema convencional de implante coclear, um sinal elétrico é enviado para uma grande população de nervos na cóclea. No entanto, é muito difícil atingir apenas o nervo correto. Juntamente com ele muitos outros são atingidos, isso gera distorções nos sons. Engenheiros buscam solução para isso, mas o melhor que se conseguiu até hoje foi um som de voz mecânica e música com uma aparência "desbotada".

Já, quando se usa um laser para bombardear o nervo a acurácia é bem maior. Com a maior precisão proporcionada pelos lasers é possível tornar os sons mais naturais e permitir conversas em locais com maior nível de ruído. É incrível!!!

Ainda não está claro como o nervo auditivo é estimulado pelos lasers infravermelhos, só se sabe que a tecnologia funciona. Pesquisas ainda precisam ser feitas para saber se esse método é seguro para ser implantado e usado por um longo tempo.

Tomara que dê certo né!?! E que os mais pobres também tenham acesso a essa nova tecnologia!

Teh mais

Nenhum comentário: