segunda-feira, 6 de agosto de 2007

BioTECH >>> Mão Robótica capaz de tocar piano

Hoje quando vi essa mão fiquei surpreso. É a melhor prótese que já vi, e talvez a melhor que já tenha sido desenvolvida...



A atividade neural do cérebro de um macaco que tinha sido gravada foi usada para tocar um trecho de uma música, usando essa mão protética. Incrível!!! É realmente o modelo mais próximo de uma mão humana que já foi feito. Mas os pesquisadores alertam que ainda há um longo caminho para fazer com que essa mão seja totalmente ativada por comandos do cérebro humano.

As mais modernas próteses existentes no mercado atualmente são acionadas por movimentos dos músculos, isso requer um grande esforço consciente de quem a está usando. Já com esse novo modelo, as informações devem ser coletadas diretamente do córtex cerebral, o que resulta em movimentos tão naturais como os de quem possui o membro. Sem esforço, você pensa em levantar o dedo e ele já é acionado, tão mecanicamente como os nossos movimentos naturais.

Com a nova mão protética de alta destreza os controles precisam ser muito refinados e os pesquisadores desejam fazer com que essa mão movimente todos os dedos separadamente como em uma mão natural.

Para a realização do controle da mão, os pesquisadores gravaram a atividade cerebral de macacos mexendo os dedos de diferentes formas. Então, criaram algoritmos que decodificam os sinais cerebrais para que possam ser usados pela mão sob a forma de movimentos.

Os pesquisadores mostraram suas descobertas em uma conferência de neuroengenharia esse ano... as demonstrações foram realizadas sem que a mão estivesse ligada diretamente ao cérebro, foi feita com informações previamente gravadas, no entanto desejam apresentar a mão instalada em macacos e funcionando realmente pelos impulsos do cérebro de macacos nos próximos seis meses.

A grande dificuldade de se construir uma mão como essa está na complexidade de movimentos. São cinco dedos que devem funcionar simultaneamente, algumas vezes em conjunto e outras não. Além disso, cada dedo possui três juntas que geram quatro graus de liberdade para cada dedo, é extremamente complexo, sem contar as relaçoes de força em cada dedo!

Se vc gostou da matéria, pode ser que queira ver essa mão em testes tocando piano... ou ainda aqui!

Teh mais

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou muito ligado em robótica, gosto demais, e gosto mais ainda quando ela é usada em pesquisas científicas que podem fazer bem para a humanidade através dos animais. Percebo que é uma coisa que avança bastante para o futuro, pois os amputados terão a oportunidade de usar uma prótese dessas. Mas, eu tenho uma dúvida relacionada à essas próteses:

Com a tecnologia de hoje e os avanços tecnológicos, já é possível construir uma mão robótica que faça todos os movimentos de uma mão normal, com a mesma força, e com pele sintética igual à natural ?