quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Espaço >>> Turistas no espaço


Essa foto aí em cima é a imagem da semana do Inovação Tecnológica.

Acredite se quiser, essa é uma nave espacial para oito pessoas, dois pilotos e seis passageiros.

Se você estiver disposto a entrar numa fila de espeta de 200 pessoas e pagar US$200.000,00 pela passagem você pode ser o mais novo homem a atingir 112 Km de altitude em uma "nave espacial".

Há alguns anos, poucos anos pra falar a verdade, essa notícia soaria como loucura... isso é UH TECH!

Teh mais.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

HD VIRTUAL >>> Saiba usar o Gmail como HD Virtual

Você usa e-mail do Gmail? Você usa Firefox? Saiba como essa dupla pode ajudar muito no seu dia-a-dia.

Bom, pra começar, você que precisa usar mais de um computador durante a semana deve ser um daqueles que admiram a criação das pen drivers, pois é, eu também admiro. No entanto, estudo em uma universidade cujos computadores vivem carregados de vírus e nem sempre lembro de colocar a pen na mochila... por isso apredi a usar o Gmail como HD virtual e quero te ensinar.

Primeiro você deve usar o Firefox, no post anterior mostrei várias coisas que me convenceram a usar o Firefox e abandonar o Internet Explorer. Com o Firefox instalado baixe o add-on Gspace. Você vai ver como é simples. Basta instalar esse complemento, reiniciar o Firefox, clicar em Ferramentas >>> Gspace...


Vai Abrir a tela do programa, então siga os passos... clique em "Manage Accounts", adicione uma nova conta (deve ser um e-mail do gmail), clique em "Login" e você está pronto para usar o seu HD virtual de mais de 6 Giga.


A estrutura é bem parecida com a do Windows e seu HD virtual pode ser acessado de qualquer PC conectado à internet.

Legal né?!

Além do Gspace para trabalhar com o Gmail eu ainda uso o Gmail Manager que gerencia a minha conta do Gmail e uso o Better Gmail 2 que torna a interface do Gmail ainda melhor.

Isso é UH TECH...

Espero que tenham gostado.

Teh mais

Navegador >>> Complementos para Firefox

Você é usuário do Mozilla Firefox? Não? Você não sabe o que está perdendo.

Hoje eu quero te mostrar algumas coisas que eu considero melhor no Firefox do que no Internet Explorer. Ops, vou mostrar algumas coisas que não existem no Internet Explorer e que eu uso diariamente com o Firefox.

Se você não tem o Firefox instalado no seu PC faça isso agora, clique aqui para baixar. Experimente e eu garanto que você não vai se arrepender.

Depois de ter instalado o Firefox você pode começar a busca por melhorias visuais e funcionais. Comece escolhendo um novo visual para ele, um novo tema. Eu uso o Blue Ice, mas fique livre para escolher o tema que mais te agradar clicando aqui.
Para melhorar a navegação eu uso alguns complementos conhecidos como Add-ons. Vou listar os que eu uso e dizer qual a utilidade prática que eu tenho para cada um deles.

O primeiro é o Download Statusbar que adiciona uma barra de downloads na barra de status do Firefox. Fica bem mais agradável acompanhar os downloads dessa forma.


O segundo é o Foxmarks Bookmark Synchronizer que sincroniza os meus sites favoritos, ou seja, quando eu formato o meu PC e reinstalo o Firefox e o Foxmarks os meus favoritos ficam iguais aos que eu tinha antes de formatar o meu PC.


O terceiro é o ótimo Forecastfox que mostra como está o tempo em minha cidade (por exemplo: "Agora:Chuva, 18º") e como ele estará nos próximos dias. As informações são apresentadas na barra de status, é muito bom.


O último que eu vou postar aqui nesse post, que já está imenso, é o Image Zoom que faz com que você possa dar um zoom na imagem que está no navegador apenas clicando com o botão direito e rodando a "bolinha" do mouse.Vá por mim. Além de você ficar livre para escolher os Add-ons que mais te agradarem você pode ainda escrever seus próprios códigos e se divertir com um super navegador.

Abandonei o Internet Explorer há algum tempo, não me arrependo, o Firefox é realmente UH TECH.

Teh mais

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Display >>> Monitor 3D está se tornando realidade


Olha só que interessante a tela monitor 3D que eu achei no Inovação Tecnológica...

Pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, anunciaram ter dado dois passos fundamentais rumo à criação de telas 3D verdadeiras, capazes de projetar imagens tridimensionais no interior de uma tela cúbica sem partes móveis.

A nova tela 3D, tecnicamente conhecida como tela de volume estático e comercialmente batizada de CSpace, faz a projeção em um cubo de polímero transparente disparando feixes de raios laser em nanopartículas fluorescentes incorporadas na matriz de polímero.

Os pesquisadores conseguiram, primeiro, sintetizar cristais nanoparticulados que apresentam fluorescência na cor verde e, segundo, dispersar de maneira uniforme os nanocristais no interior do material polimérico.

"A criação dos nanocristais no tamanho necessário e com características dispersíveis é um feito muito difícil, e a subseqüente dispersão física do nanomaterial no material hospedeiro é ainda mais desafiadora," diz o Dr. Gerard Newman, um dos pesquisadores e fundadores da empresa emergente 3DIcon, que pretende comercializar as telas 3D no futuro.

O projeto da 3DIcon é criar uma tela tridimensional na qual as nanopartículas fluorescentes sejam acionadas individualmente por meio de raios laser precisamente coordenados, excitando as nanopartículas para que elas emitam as três cores primárias - vermelho, verde e azul - para criar uma imagem volumétrica em cores reais.

Muito interessante, não?

Teh mais

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Feira >>> CES

Nesses dias muito se ouve sobre uma tal de CES, mas você sabe o que é CES?

CES (Consumer Electronics Show) é simplesmente a maior feira de tecnologia de consumo do mundo. Ela abriu suas portas ao público nesta segunda-feira (7), em Las Vegas, esperando atrair mais de 140 mil pessoas interessadas em conhecer as novidades do setor.

A feira Consumer Electronics Show traz em exposição o que há de mais moderno em invenções e em equipamentos eletrônicos.

Mais de 20 mil novos aparelhos e tecnologias de 2,7 mil empresas estão expostas.

Teh mais

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Energia >>> 1 watt de energia solar por menos de 1 dolar

Andando pela net eu achei essa matéria que mostra que a energia solar está deixando de ser uma energia cara. Já tinha visto antes os painéis de filme fino para geração de energia, mas não esperava que entrassem no mercado tão rapidamente e a um preço acessível.

Veja a matéria que saiu no Inovação Tecnológica.


A empresa emergente Nanosolar colocou no mercado os primeiros painéis solares de filme fino, uma das tecnologias mais promissoras para a geração barata de energia solar.

Ao contrário dos painéis solares fotovoltaicos já disponíveis comercialmente há vários anos, os painéis de filmes finos são produzidos por impressão, gerando um painel flexível, adaptável a qualquer superfície e muito mais barato.

A empresa afirmou em um comunicado que conseguirá vender seus painéis solares de forma lucrativa a apenas US$0,99 por watt de energia gerada. Isso se deve à sua tecnologia proprietária que aumentou a corrente gerada pelas células solares de filmes finos em cinco vezes em relação a outros painéis similares.

O primeiro Megawatt de energia solar gerada pelos novos painéis será instalado na Alemanha, que já contratou o fornecimento dos equipamentos. A usina solar será instalada sobre um aterro sanitário que acaba de ser desativado.

Teh mais

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Robótica >>> Robôs também caem

Um ponto crítico na construção de robôs humanóides é o seu equilíbrio ao andar. Muito tem sido estudado para melhorar a performance dos robôs ao darem seus passos.

Como o cerebelo para os robôs ainda não está totalmente desenvolvido, engenheiros japoneses estão trabalhando em um humanóide que consegue alterar o seu centro de gravidade para evitar quedas.

Quando o robô percebe que levou um empurrão ou que tropeçou ele realiza cálculos que indicam como ele mudará seu centro de gravidade. Como os humanóides são baseados nos humanos, para voltar ao equilíbrio o robô muda o passo e abre os braços, exatamente como nós fazemos.

E mais, quando o robô percebe que não pode voltar ao equilíbrio ele se prepara para cair de quatro e não como o Asimo caiu. Isso evita que cenas lamentáveis como a que ocorreu com o Asimo da Honda voltem a aconter.

Abaixo coloco um vídeo do tombo que Asimo sofreu. Que vergonha!



Teh mais

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Invenção >>> Transistor chega à terceira idade


Pessoal, como pude deixar o dia 23 de dezembro de 2007 passar em branco. Perdão! Tava dando uma olhada no Inovação Tecnológica e a imagem da semana me chamou à atenção, é essa que está logo acima. Você sabe o que é?

Então, fez 60 anos que o primeiro transistor foi desenvolvido. Por meio da física de estado sólido aplicada nos transistores muita coisa em nossa vida mudou. A tecnologia avançou de uma maneira inacreditável nesses últimos 60 anos e eu penso que os transistores têm um papel fundamental nesse avanço.

Muito obrigado John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley que possuem os méritos pela invenção do transistor. O Prêmio Nobel de Física de 1956 foi muito bem concedido.

Parabéns.

Teh mais