segunda-feira, 17 de setembro de 2007

NanoTECH >>> Conheça a spintrônica


Você sabe o que é spintrônica?

Pra falar a verdade eu já tinha ouvido falar mas não sabia como era de verdade. Pesquisei em portugês e não achei tanta coisa, mas, como sempre, a wikipédia em inglês tinha um bom artigo sobre o assunto...

Fiz uma coletânea de informações e montei esse texto resumido (pra não ficar cansativo), se você identificar algum erro pode me falar que eu busco averiguar e corrigir...

Spintrônica é a habilidade de mudar ou influenciar o estado do spin de um elétron.

Os elétrons têm, basicamente, propriedades de spin, carga e massa. Os elétrons têm dois estados para o spin, positivo ou negativo. Os elétron absorvem a energia quântica dos fótons para mudar de camadas energéticas. e perdem a coerência dos spins por meio de colisões com fótons de freqüência ressonante, causando a troca de estado dos spins.

Para fazer um dispositivo spintrônico é preciso ter um sistema capaz de criar uma corrente de elétrons com spin polarizado e que sejam sensíveis a polarização dos spins eletrônicos. Alguns desses dispositivos ainda são capazes de mudar a corrente de elétrons dependendo do estado dos spins.

O método mais simples de gerar uma corrente de létrons com spins polarizados éinjetando uma corrente através de um material ferromagnético. A aplicação mais comum desse efeito é o GMR (giant magnetoresistence). Um típico dispositivo GMR consiste de pelo menos duas camadas de material ferromagnético separada por uma outra camada (como um capacitor). Quando os dois vetores de magnetização são alinhados, então uma corrente elétrica fluirá livremente. Entretanto, se os vetores estiverem em antiparalelo a resistência do sistema aumenta muito. Vale lembrar que o efeito da magnetoresistênica gigante foi descoberta em 1988 e ainda há muito a ser pesquisado!!!

As aplicações são muitas. Recentemente cientistas da IBM anunciaram que podem colocar 1,5 Giga bits em um milimetro quadrado. A densidade de armazenamento de dados nos HDs cresce exponencialmente, dobra em um período menor que doze meses superando a Lei de Moore que diz que a quantidade de transistores em um circuito integrado dobra a cada dezoito meses. Esse tipo de HD usa o princípio da spintrônica.

Muitos outros dispositivos utilizam o mesmo princípio.

Principal fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: