sábado, 1 de setembro de 2007

EnergyTECH >>> Energia a partir do lixo

Alguém já pensou em usar o lixo como fonte de energia? Até pouco tempo isso era coisa do De Volta Para o Futuro... Lemram quando ele usou lixo no Delorean?

Então, mas olha o que eu achei no G1...

Na onda da procura de novas formas de produzir energia a partir de fontes renováveis e sem prejudicar o meio-ambiente, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criaram o modelo de um reator de plasma capaz de converter lixo urbano em energia elétrica. O equipamento deve estar em operação até o fim deste ano e funcionará acoplado a uma turbina de gás e a um gerador, segundo informações da agência Fapesp.

Para obter a energia no reator, é utilizado plasma gasoso –- gás aquecido por descarga elétrica em temperaturas altíssimas -– para degradar e gaseificar o lixo utilizado e colocado dentro do equipamento. O processo já foi testado preliminarmente em outro equipamento do IPT.

“A energia do plasma gasoso é utilizada para transformar em gás os materiais volatilizáveis do lixo, que envolvem todos os resíduos que viram fumaça. Esse processo é controlado para a produção de um gás com alto poder calorífico, que será inserido em uma turbina”, afirmou Antonio Carlos da Cruz, pesquisador da Divisão de Mecânica e Eletricidade do IPT e um dos coordenadores do projeto, à agência Fapesp.

“Pelos nossos cálculos teóricos, sabemos que a energia gerada será suficiente para manter todo o processo em funcionamento”, disse Cruz. Não está descartada, entretanto, a possibilidade de geração de energia excedente. Segundo o pesquisador, os resíduos que não se tornarem gasosos, solidificando-se após sua remoção do reator, poderão ser utilizados na pavimentação de ruas e calçadas.

Legal né?!

Teh mais

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima notícia, Thiago. Mas veja esta, melhor ainda: "Mecânico do ES inventa motor a vento"

"Professor Pardal" Antônio Dariva, criador do motor que não necessita de combustíveis e é capaz de se auto-abastecer.


CAVALCANTI, Alex. (01/09/2007) Mecânico do ES inventa motor a vento, 100% ecológico. Vitória: Notícias Terra. Internet: < http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1872911-EI300,00.html>, accessus 10/10/2007.

Tiago Santana disse...

Muito interessante, vou postar no blog!