segunda-feira, 31 de março de 2008

Conceito >>> A janela mágica

Olha só o que eu achei no Obvious...


Ela ainda é apenas um conceito, mas que conceito! Uma tablet ultra-conectada criada por Mac Funamizu, designer japonês. Como ainda não tem um nome, podemos chamá-la de "Janela Mágica". Ela tem incorporada câmera-scanner, GPS e conexão à internet. Isso a transforma em um poderoso instrumento para conhecer melhor o mundo e as coisas ao redor.

A idéia é pra lá de simples: enquadre algo que você deseja através do vidro. Pode ser um edifício, um carro, uma obra de arte, enfim, qualquer coisa. A imagem será então analisada e inúmeros sites, como Google, Google Earth, Wikipedia, etc, buscarão todas as informações possíveis sobre o assunto em questão. O mesmo vale para livros e revistas. Coloque sobre um texto e selecione a palavra que você quer. Seu significado ou sua tradução, aparecerão automaticamente na telinha. Aponte para um restaurante e descubra seu menu ou faça reservas. A "Janela Mágica", embora um gadget conceitual, tem toda a tecnologia disponível para ser produzida, dependendo, claro, dos custos de produção envolvidos e de uma série de outros fatores mercadológicos. Mas longe de ser ficção, quem sabe não andaremos em breve com janelinhas como essas no bolso?

Muito legal.
Teh mais

segunda-feira, 17 de março de 2008

Eletrônica >>> Que venham os OLEDs


Vi essa matéria no Inovação Tecnológica e achei tão interessante que resolvi postar aqui.

Imagine a cena: ao acionar o interruptor da sua sala ou do seu quarto, a luz não virá de uma lâmpada única, geralmente instalada no centro do teto; a luz virá de todo o teto, uma luz suave, capaz de iluminar o ambiente de forma homogênea e sem incomodar quando você estiver deitado ou precisar momentaneamente olhar para cima.

Esta é uma das possibilidades de utilização dos LEDs, lâmpadas de estado sólido de altíssima eficiência. Mais especificamente dos OLEDs, LEDs orgânicos, que podem ser fabricados por meio de impressão em materiais plásticos.

Em vez de comprar uma lâmpada que necessita ser rosqueada em um soquete, você irá comprar uma espécie de papel de parede luminoso, que poderá ser fixado inclusive sobre superfícies irregulares.

Esta tem sido a promessa da iluminação por LEDs há algum tempo. Agora, a empresa GE, apresentou a primeira linha de produção industrial dos diodos emissores de luz orgânicos impressos em sistema de fabricação contínua, conhecida no setor industrial como roll-to-roll.

Além da funcionalidade dos OLEDs, o desenvolvimento de sua tecnologia industrial de fabricação significa que eles poderão ser vendidos a um custo muito baixo.

"Os pesquisadores vêm sonhando há muito tempo em fabricar OLEDs utilizando um processo contínuo parecido com a impressão de jornais," afirmou Anil Duggal, coordenador do projeto, em comunicado da empresa.

"Nós agora mostramos que isso é possível. Aplicações comerciais em iluminação exigem baixos custos de fabricação, e esta demonstração é um marco importante em nosso caminho para o desenvolvimento de sistemas de iluminação OLEDs de baixo custo," completa ele.

A tecnologia tem um impacto que vai além da iluminação por LEDs. Células solares orgânicas, sensores, telas de grandes dimensões para anúncios e propagandas são outros exemplos dentre uma infinidade de dispositivos que se tornarão possível com a eletrônica orgânica e seus componentes feitos à base de carbono.

Muito interessante né?!

Teh mais